Lavar o carro é um hábito que muitos de nós adquirimos ainda na juventude, alguns de nós com o passar dos anos abandonam e passam a terceirizar o serviço, no entanto, muitos outros ainda mantem esse ato como uma terapia aos finais de semana.
Acontece que todos imaginamos que sabemos como lavar o carro da forma correta, achamos ser uma coisa muito simples, de fato é, mas existem técnicas corretas e o emprego de produtos e equipamentos específicos que além de facilitar o ato da limpeza, proporcionarão um acabamento e uma experiencia ainda melhor a você……vamos a eles.
Lavar o carro com detergente, uma esponja de espuma e então secar o com uma flanela de algodão é algo tão ultrapassado como um celular com antena.
Hoje com o desenvolvimento do mercado, temos produtos destinados a facilitar cada área de limpeza do carro, para cada tipo de sujeira e para cada fim, que busquemos.
O que muitos não sabem, e isso independe de você lavar na sua casa, dar uma ducha no posto ou em um lava-rápido qualquer, é que ao invés de só limpar, você pode estar detonando a pintura do seu carro ao utilizar produtos, equipamentos e técnicas erradas.
A pintura automotiva tem uma superfície delicada (mais frágeis em alguns carros do que em outros), ao se utilizar equipamentos inadequados e uma técnica ruim, você ou quem estiver lavando seu carro vai acabar danificando a pintura, que só poderá ser corrigida com um processo abrasivo de polimento para corrigir as imperfeições. Essas marcas de lavagens mal efetuadas acabam causando um aspecto terrível ao veículo, como a perda do brilho – ofuscamento da pintura – dando a impressão de um carro mal cuidado (muito ruim na hora da revenda).
Na imagem abaixo você poderá notar que o lado esquerdo apresenta marcas típicas de lavagens mal feitas, enquanto o lado direito não apresenta marcações. No caso do carro da foto, um polimento foi feito do lado direito a fim de corrigir a pintura. O desafio então é fazer boas lavagens para manter esse aspecto pelo maior tempo possível.

Para não deixar o texto longo, preparamos um vídeo falando sobre “COMO NÃO LAVAR O CARRO”. Nesse vídeo você verá os erros típicos ocasionados ao se lavar ou mandar que lavem seu carro. Fique de olho, caso o local em que costuma lavar faz algo do gênero, procure outro prestador de serviço.
Se assistiu o vídeo, não fique desmotivado, vamos em frente. Fazer a limpeza da forma correta é simples, exige-se apenas algumas técnicas, equipamentos e produtos adequados.
Fizemos um outro vídeo onde demonstramos um método seguro de se lavar o carro. Nele você perceberá que utilizamos uma máquina de pressão, no entanto, caso não tenha, use apenas a mangueira mesmo. Utilizamos também 2 baldes com grelhas, chamados baldes Grit Guards. Caso não possa adquirir dois ou mesmo um, use um balde comum e enxágue a luva na mangueira ou máquina de pressão antes de partir para a limpeza da peça seguinte….Bom, chega de spoiler, assista o vídeo pois tratamos desses assuntos nele.
Ah sim, caso queira lavar seu carro sem uso de água, Leia o POST “Lavagem Ecológica – Como Fazer”
Seguindo as etapas corretas você EVITARÁ as marcações na pintura, ou ao menos vai prolongar MUITO a necessidade de um polimento (correção de pintura) em seu veículo.
Claro, você pode ir muito além lavagem simples em seu carro, a limpeza correta é só a ponta do iceberg. \siga nosso blog (basta colocar seu e-mail ali no canto superior direito ) que postaremos várias dicas para você ir se aprofundando no assunto e manter sua máquina com aspecto de nova ao longo dos anos.
Abaixo colocarei o Link de um Kit completo para a limpeza de seu carro. Você poderá em nosso site remover qualquer item do carrinho de compras, ficando com apenas o que lhe interessar. Deixe seu comentário caso tenha dúvidas.
Boa diversão.
Deixe um comentário