O Fracasso e Suas Valiosas Lições

“Senhor conceda-me a graça de sempre desejar mais do que eu posso alcançar ” – Michelangelo

Sim, essas são palavras do grande Artista Michelangelo. Mas porque um homem que chegou tão longe em suas criações, um homem que fez tantos trabalhos maravilhosos como a pintura na Capela Cistina (abaixo), pensava dessa maneira?

capela cistina

Nós seres Humanos, somos motivados por sonhos, desejos e paixões. No entanto, poucos tem a coragem de traçar um caminho na vida buscando os sonhos mais exóticos que possamos ter. Muitos ficam presos nos sonhos de outros, em uma vida “segura” e muitas vezes pouco prazerosa.

Quando penso nisso uma cena que me marcou bastante  me vem a cabeça.  Trata-se de uma cena do filme de “A Busca da Felicidade”, onde o ator Will Smith interpreta o personagem Chris Gardner, e luta para ter uma ascensão em sua vida profissional, mesmo tendo diversos motivos para se acomodar. O filme como um todo é sensacional (se não assistiu assista), no entanto, a cena marcante é quando seu filho pequeno diz ter vontade de ser jogador de basquete, e Chris já um pouco abatido com as coisas dando errado em sua vida, dá um pequeno sermão sobre buscar sonhos que o filho possa alcançar, e não o “impossível”. Ao ver a expressão de tristeza em seu filho, Chris diz essas exatas palavras: ” Hey, nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa, nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele, as pessoas não conseguem vencer e também dizem a você que não irá vencer. Se você quer alguma coisa, corre atrás, ponto. “

As pessoas que tem a coragem de correr atrás de seus sonhos, podem sim nunca alcança-los, mas o ato de se “tentar” ensina muito pelo caminho e acredite, esse é o ensinamento mais importante que a vida pode nos dar, o fracasso tem um poder que muitos de nós subestimamos.

Winston Churchill definiu o sucesso assim: “Sucesso é avançar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”

Quando vemos pessoas que atingiram o sucesso dificilmente tentamos imaginar os fracassos pelos quais passaram, fracassos esses que serviram como ensinamento, e que ajudaram a construir uma base muito sólida quando finalmente o reconhecimento chegará.

Quer um exemplo perfeito disso? Nós todos sabemos que Michael Jordan foi um cara fora da curva, e é ainda hoje uma referência para o basquete mundial. O que muitos não sabem é que todo o fracasso que ele passou antes de se tornar profissional, e mesmo durante sua carreira de profissional o tornou o homem do qual lembramos hoje.

“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. 
Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. 
E é exatamente por isso que sou um sucesso. ” – Michael Jordan 

Quando resolvemos empreender, o processo é o mesmo, nessa jornada erraremos muito até que os acertos se tornem maiores que as falhas. Esse caminho leva tempo e exige de nós muita perseverança e principalmente sabedoria para enxergarmos no fracasso uma lição valiosa para nossa carreira e para nossa vida.

Eu particularmente tomei muitas decisões erradas em minha vida pessoal e profissional. Passei prematuramente por situações das quais não estava preparado, e claro, isso somado a petulância do incio da juventude e da falta de bagagem, me fez pagar um preço alto ao longo dos meus últimos 12 anos de vida. Eu não tinha o discernimento para olhar esses fracassos como lição, ao menos não conscientemente, e isso claramente me atrasou demais. Aquela velha analogia de vermos a metade cheia do copo ao invés de focarmos na vazia, faz todo o sentido.

Conforme fui amadurecendo pude ir pontuando todos meus fracassos cometidos, e com eles pude perceber o quão importante foram na formação de meu carácter, e como me ajudaram a chegar onde cheguei hoje. Não sou rico, tampouco resolvido amorosamente falando, mas tudo isso que passei me deu base para construir um sonho que vem dando certo profissionalmente, e caso eu não tivesse me preparado com os fracassos passados, provavelmente esse meu sonho seria mais um fracasso.

Não posso dizer, no entanto que agora eu acertei o tiro e realmente vou atingir a plenitude profissional, afinal, estamos sempre aprendendo, e hoje no final do dia certamente descobrirei algum fracasso ou erro cometido durante esse dia, e ao pensar nele e ver o que poderia ter feito diferente, vou superá-lo e colocá-lo em minha caixinha de “não faça mais”, e isso vai nos conduzindo passo a passo ao sucesso. Viu como a citação do Winstol Churchill acima faz todo sentido?.

Minha dica a você é:

Pense o que lhe faz feliz, coloque no papel e trace uma estratégia para chegar onde quer. Não tenha medo do fracasso, e caso sua história no empreendedorismo venha de um fracasso, analise onde errou e coloque esse fracasso em sua própria caixinha do “não faça mais”, com essa experiência, siga adiante. O medo não te levará a lugar algum, apenas lhe ajudará a ser uma pessoa medíocre caso tenhas sonhos e não corra atrás deles. Lembre-se, por mais errado que dê, você ainda estará mais perto da vitória com um fracasso do que se não fizesse NADA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: