O Fracasso e Suas Valiosas Lições

“Senhor conceda-me a graça de sempre desejar mais do que eu posso alcançar ” – Michelangelo

Sim, essas são palavras do grande Artista Michelangelo. Mas porque um homem que chegou tão longe em suas criações, um homem que fez tantos trabalhos maravilhosos como a pintura na Capela Cistina (abaixo), pensava dessa maneira?

capela cistina

Nós seres Humanos, somos motivados por sonhos, desejos e paixões. No entanto, poucos tem a coragem de traçar um caminho na vida buscando os sonhos mais exóticos que possamos ter. Muitos ficam presos nos sonhos de outros, em uma vida “segura” e muitas vezes pouco prazerosa.

Quando penso nisso uma cena que me marcou bastante  me vem a cabeça.  Trata-se de uma cena do filme de “A Busca da Felicidade”, onde o ator Will Smith interpreta o personagem Chris Gardner, e luta para ter uma ascensão em sua vida profissional, mesmo tendo diversos motivos para se acomodar. O filme como um todo é sensacional (se não assistiu assista), no entanto, a cena marcante é quando seu filho pequeno diz ter vontade de ser jogador de basquete, e Chris já um pouco abatido com as coisas dando errado em sua vida, dá um pequeno sermão sobre buscar sonhos que o filho possa alcançar, e não o “impossível”. Ao ver a expressão de tristeza em seu filho, Chris diz essas exatas palavras: ” Hey, nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa, nem mesmo eu. Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele, as pessoas não conseguem vencer e também dizem a você que não irá vencer. Se você quer alguma coisa, corre atrás, ponto. “

As pessoas que tem a coragem de correr atrás de seus sonhos, podem sim nunca alcança-los, mas o ato de se “tentar” ensina muito pelo caminho e acredite, esse é o ensinamento mais importante que a vida pode nos dar, o fracasso tem um poder que muitos de nós subestimamos.

Winston Churchill definiu o sucesso assim: “Sucesso é avançar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”

Quando vemos pessoas que atingiram o sucesso dificilmente tentamos imaginar os fracassos pelos quais passaram, fracassos esses que serviram como ensinamento, e que ajudaram a construir uma base muito sólida quando finalmente o reconhecimento chegará.

Quer um exemplo perfeito disso? Nós todos sabemos que Michael Jordan foi um cara fora da curva, e é ainda hoje uma referência para o basquete mundial. O que muitos não sabem é que todo o fracasso que ele passou antes de se tornar profissional, e mesmo durante sua carreira de profissional o tornou o homem do qual lembramos hoje.

“Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. 
Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. 
E é exatamente por isso que sou um sucesso. ” – Michael Jordan 

Quando resolvemos empreender, o processo é o mesmo, nessa jornada erraremos muito até que os acertos se tornem maiores que as falhas. Esse caminho leva tempo e exige de nós muita perseverança e principalmente sabedoria para enxergarmos no fracasso uma lição valiosa para nossa carreira e para nossa vida.

Eu particularmente tomei muitas decisões erradas em minha vida pessoal e profissional. Passei prematuramente por situações das quais não estava preparado, e claro, isso somado a petulância do incio da juventude e da falta de bagagem, me fez pagar um preço alto ao longo dos meus últimos 12 anos de vida. Eu não tinha o discernimento para olhar esses fracassos como lição, ao menos não conscientemente, e isso claramente me atrasou demais. Aquela velha analogia de vermos a metade cheia do copo ao invés de focarmos na vazia, faz todo o sentido.

Conforme fui amadurecendo pude ir pontuando todos meus fracassos cometidos, e com eles pude perceber o quão importante foram na formação de meu carácter, e como me ajudaram a chegar onde cheguei hoje. Não sou rico, tampouco resolvido amorosamente falando, mas tudo isso que passei me deu base para construir um sonho que vem dando certo profissionalmente, e caso eu não tivesse me preparado com os fracassos passados, provavelmente esse meu sonho seria mais um fracasso.

Não posso dizer, no entanto que agora eu acertei o tiro e realmente vou atingir a plenitude profissional, afinal, estamos sempre aprendendo, e hoje no final do dia certamente descobrirei algum fracasso ou erro cometido durante esse dia, e ao pensar nele e ver o que poderia ter feito diferente, vou superá-lo e colocá-lo em minha caixinha de “não faça mais”, e isso vai nos conduzindo passo a passo ao sucesso. Viu como a citação do Winstol Churchill acima faz todo sentido?.

Minha dica a você é:

Pense o que lhe faz feliz, coloque no papel e trace uma estratégia para chegar onde quer. Não tenha medo do fracasso, e caso sua história no empreendedorismo venha de um fracasso, analise onde errou e coloque esse fracasso em sua própria caixinha do “não faça mais”, com essa experiência, siga adiante. O medo não te levará a lugar algum, apenas lhe ajudará a ser uma pessoa medíocre caso tenhas sonhos e não corra atrás deles. Lembre-se, por mais errado que dê, você ainda estará mais perto da vitória com um fracasso do que se não fizesse NADA.

Para amenizar as chances de fracasso, conhecer o mercado que vai atuar é fundamental. Se vai empreender, procure cursos a respeito, se vai entrar para a área da estética automotiva, conheça MUITO bem como prestar o serviço, isso fará toda a diferença. Outra dica valiosa é procurar por tutores experientes que possam te dizer o que NÃO fazer, e dessa forma você terá aprendido algo com os erros dos outros, e não com o seu próprio, acredite, doí menos e custa menos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: