Como Lavar Rodas e Pneus – Lavagem com água

Muitas pessoas ao lavar o carro – em casa principalmente – acabam usando o próprio shampoo automotivo ou o detergente da pia para fazer também a limpeza das rodas do carro. Saiba que existem produtos que facilitam essa limpeza e ainda por cima proporcionam uma acabamento superior.

A parte de rodas do veículo – Pneus, rodas e Caixa de rodas – são as áreas do que mais sofrem com a sujeira. Nelas se acumulam além da sujeira da via em que você roda, a fuligem proveniente das pastilhas do seu sistema de freio. Quanto maiores os discos, maior a sujeira.

Usar nessas áreas apenas o shampoo automotivo não promoverá a efetividade de remoção de sujeira necessária. Isso ocorre porque o tipo de sujeira encontrado nessa região, é uma sujeira mais pesada e resistente. Para tal, temos de atacar com produtos mais potentes, podendo ser um desengraxante, desincrustante ou descontaminante ferroso

A maioria dos produtos para hobbistas – você que lava em casa – vem pronto para uso e identificado como limpa rodas. Outros produtos destinado mais ao uso profissional, são concentrados e em frasco de 1L. galão de 5L, ou seja, precisa ser diluído em água.

Alertamos que caso seja a primeira vez que vai investir em um produto para limpeza de rodas, comece pelo de pronto uso, e então no futuro substitua por um com rendimento melhor, como os concentrados. Produtos de formulação concentrada podem exigir o uso de EPI – equipamentos de segurança – para o manuseio dos mesmos, e caso erre na diluição, poderá danificar as rodas ou calotas de seu carro.

Quanto a escolher seu produto, relaxe que temos uma categoria bem simplificada em nosso site para isso.

Geralmente se inicia a limpeza das rodas antes da lavagem da pintura, principalmente porque pode espirrar ou levar pó proveniente da caixa de rodas e assentar na pintura já limpa.

Começamos aplicando a solução na caixa de rodas, deixe agir e então se preciso – muito suja – esfregue com uma escova de cabo longo, depois enxágue.

Parta então para aplicação do produto nas rodas e nos pneus. Com uma escova mais dura, esfregue bem os pneus para tirar o aspecto marrom e o excesso pretinho antigo de sobre o pneu. Saiba que, de nada adianta investir em um excelente gel de pneu e não limpar bem a superfície antes de aplica-lo, pois ele não irá ancorar e sairá voando na pintura do carro.

Depois de Esfregar o pneu, enxágue tudo, inclusive a roda, pois o produto aplicado nela já terá agido, e assim você removerá o excesso da sujeira.

Aplique então novamente o produto nas rodas, e caso deseje limpar dentro dos aros, use uma escova para furo de rodas, ela facilitará o trabalho. Na face da roda, use um pincel para remover a sujeira, e então enxágue tudo.

Repita nas quatro rodas e pronto, parta para a lavagem do veículo.

Para acabamento, depois de lavar e secar o carro, seque também rodas e pneus, e aplique o produto finalizador de caixa de rodas – para dar brilho e hidratar – e então o gel de pneu. Um segredo é que bons géis de pneus eles além de dar bom acabamento, hidratam a borracha, evitando rachaduras.

Faremos um Artigo a respeito do acabamento de caixa de rodas e tipos de géis de pneus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: