Tipos de Shampoos Automotivos – Qual escolher?

Escolher entre a variedade existente de shampoos pode não ser uma tarefa fácil para se fazer sem ter uma informação básica a respeito. Existem basicamente 3 tipos de shampoos que você pode escolher de acordo com o estado que se encontra seu carro.

Para facilitar em nosso site nós identificamos os tipos de shampoos por categorias, seguindo o padrão que vamos lhe ensinar agora.

Como dissemos acima, para escolher o shampoo, você precisa identificar qual o estado de conservação de seu carro – basicamente se ele possuí cera ou não aplicada na pintura – e também o tipo de sujeira que costuma captar no carro. Por exemplo, se você mora em área em que pega estrada rural e suja o carro com barro e terra seria um tipo de shampoo, caso more na cidade e pegue apenas poeira, seria outro tipo, e se seu carro tem cera na composição, seria ainda um terceiro tipo.

Para resumir, todo produto químico tem uma escala de PH – Potencial Hidrogeniônico – que determina em que tipo de sujeira ele será mais eficiente em limpar. O PH se divide em três tipos:

PH Ácido (escala de 0 a 6) – Nessa escala o zero teria maior concentração ácida e o 6,9 menor. Produtos com PH ácido são destinado a limpeza de produtos Orgânicos, como barro, areia, e até ferrugem – isso se tratando de sujeira externa, na interna ainda entram diversos outros tipos de materiais, como sangue por ex – assim se você precisa eliminar esse tipo de sujeira de seu carro, você pode optar por produtos com essa característica.

PH Neutro (escala 7) – Produtos do tipo neutro são mais indicados para uma limpeza de sujeira leve, como pó ou poeira. Indicamos esse tipo de shampoo para quem seja iniciante na lavagem automotiva, e para quem tenha alguma proteção aplicada na pintura do carro e quer mante-la por mais tempo.

PH Alcalino (escala 8 a 14) – Nessa escala o 8 é menos alcalino e o 14 de maior alcalinidade. Esse tipo de produto se destina a uma limpeza de material inorgânico. Dentre eles se encontram óleo vegetal, Gordura, Ceras e Selantes, Graxa e óleo.

Sabendo agora dos tipos de PH, podemos resumir os shampoos a 3 tipos:

Limpadores (PH Ácido ou Alcalino): responsáveis por uma limpeza mais profunda da pintura, usado por muitos lava-rápidos para ajudar a facilitar a limpeza do carro. Como vimos acima os PH´s, basta você identificar o tipo de sujeira mais comum em seu carro e adquirir um mais apropriado a sua necessidade. É importante ressaltar, que nem sempre achamos esses produtos com o nome de Shampoo, pode ser um tipo de desengraxante ou desincrustante a ser utilizado no ato da pré lavagem, e depois segue com a limpeza de um shampoo neutro.

Neutro ( PH Neutro): sem delongas, é utilizado para sujeira leve e para pinturas com proteção de vitrificadores, ceras e selantes.

Com Cera: Shampoos com cera na composição, ajuda a dar um acabamento de maior brilho e leve toque na pintura. Utilizado como manutenção de ceras automotivas, ajudando a manter o aspecto de recém enceirado a cada lavagem. vale uma dica, geralmente usar o shampoo neutro sobre uma pintura com cera de alta qualidade pode ser melhor, pois o shampoo com cera deixará uma nova camada, podendo ter uma hidrofobia – repelência à água – menor que a cera existente na pintura.

Há ainda shampoos que fazem mais espuma e outros que formulam menos espuma. Em geral shampoos com cera não fazem muita espuma, o que no uso de uma snow foam/canhão de espuma, interfere na utilização. Saiba mais no Artigo Canhão de Espuma

Todos esses produtos você encontra em nosso site e lojas físicas.

Deixamos abaixo um vídeo tutorial sobre o assunto:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: