Cera Limpadora – Quando Utilizar!

É muito comum ao procurarmos na prateleira uma cera imaginarmos que todas tem a mesma função, proteção e brilho. Acontece que as ceras são divididos em vários tipos. Podem ter a função de limpeza, a de proteção, ou ambos os casos. Outras variantes são a respeito de sua base, natural como a carnaúba ou sintética, esses, assunto para outro artigo.

A cera limpadora tem o intuito de fazer uma leve limpeza na peça no momento de sua aplicação. Esse tipo de cera contém leves abrasivos que não eliminam camada de verniz de sobre a pintura, mas conseguem no entanto remover leves manchas e leves contaminações.

Como já vimos em outros artigos, apenas fazer a lavagem do carro muitas vezes não é o suficiente para remover toda a sujeira de sobre a pintura. Essa sujeira se chama contaminantes, e o mesmo afeta a pintura deixando ela com menor poder de brilho e áspera ao toque – mesmo depois de lavado-. Além disso, contribui para que a sujeira assente sobre a pintura com maior facilidade, pois a mesma está com essa leve aspereza.

Agora, imagine que você gaste um dinheirão em uma cera – geralmente as mais caras são as com intuito de proteger e não limpar – e então ao aplica-la passa a mão na pintura e ela está áspera e ainda sem brilho. Isso acontece pois ela não terá uma ação de promover uma limpeza, permitindo que a luz possa transpor a camada de contaminantes de sobre a pintura. Além disso essa cera protetora que poderia durar até 6 meses por exemplo, durará menos pois ela está sobre uma camada de contaminantes, não tendo pontos de ancoragem – ela precisa de contato direto com a pintura, sem nada entre a pintura e ela.

Para isso então serve a cera limpadora. Ela ao ser aplicada removerá essa leve sujeira de sobre a pintura, aumentando o poder de brilho e deixando a pintura um pouco mais lisa. Algumas ceras limpadoras também vão promover uma leve proteção na pintura – não como uma cera destinada unicamente a proteção – mas uma proteção básica entre 30 e 60 dias.

Embora tenha poder de limpeza, sua ação não removerá por completo uma contaminação de média ou alta intensidade. Seu uso se dá mais àquelas pessoas que pretendem dar um brilho rápido e/ou no uso em lava rápidos, para que o resultado da aplicação de cera possa convencer os olhos e tato do cliente.

Indicamos o uso da cera limpadora principalmente em carros de cores claras, pois nesse tipo de pintura a contaminação vai “amarelando” a pintura, e nesse aspecto, melhor que a cera limpadora, somente um Polimento (correção de pintura).

Para eliminar toda a contaminação, seria ideal o uso da clay bar, você encontra mais nesse artigo aqui.

Assista ao vídeo mais didático sobre esse assunto:

Em nosso site você encontra uma categoria toda dedicada à ceras limpadora. Clique Aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: