Cera Sintética vs Cera de Carnáuba

Qual a diferença entre uma cera de carnaúba e um selante sintético? qual tem o melhor brilho e a melhor durabilidade?


Quando o assunto é proteção da pintura, dois nomes básicos devem vir a cabeça, Cera Sintética e cera de carnaúba. Ambas são os tipos de proteção mais comum no mercado, principalmente para iniciantes por serem de fácil aplicação, diferente da complexidade de alguns vitrificadores de pintura.
Abaixo falaremos um pouquinho de cada uma, suas vantagens e desvantagens, dessa forma você poderá escolher o que melhor lhe convir.

Cera de carnaúba:

Esse tipo de cera tem em sua composição ingredientes naturais, como óleos vegetais e a própria carnaúba, cera essa extraída geralmente de nosso próprio país. A carnaúba é encontrada em uma árvore também conhecida como “árvore da vida” situada na região nordeste do Brasil. Dela saem muitos recursos, e um deles é a cera, extraída de suas palhas.

No mercado automotivo, é muito comum vermos uma grande variação de tipos de ceras de carnaúbas, cada uma tem sua característica e um preço que parte de R$ 20,00 até mais de R$ 200.000,00. O que causa tal diferença nos tipos de ceras de carnaúbas, é que quando manufaturada para virar a cera que usamos, os fabricantes adicionam outros produtos como derivados do petróleo, óleos e um ingrediente chamado “nafta” usado geralmente pela indústria de madeira com a finalidade de protege-la. A quantidade de cada tipo de ingrediente vai diferenciar sua utilização e aspecto final. 

Outro fator importantíssimo é quanto à qualidade do grão da carnaúba. A carnaúba brasileira é a que tem a maior graduação do mundo, ao ser extraída ela tem um tom amarelado, muito puro, mas ainda sim geralmente é refinada a fim de melhorar a qualidade da cera, o que vai encarecendo o produto final. 

 


Quando encontramos produtos que dizem 100% carnaúba, isso não quer dizer que foi produzido exclusivamente com carnaúba, uma cera pronta geralmente tem 1/3 de carnaúba apenas, o restante são outros compostos, afinal a carnaúba pura é muito dura e tem um ponto de fusão muito alto, tornando impraticável utiliza-la pura. Essa graduação 100% carnaúba é relacionada à pureza da cera em questão.

A cera de carnaúba tem um ponto de derretimento muito superior a outras ceras (78°C), além de ser extremamente dura, isso a torna ideal para revestimento da superfície do automóvel. Por não ser facilmente solúvel, a água não consegue romper uma barreira de carnaúba.

A cera depois de manufaturada também vai proteger a pintura contra outros fatores como poluição, pó de ferro e contaminantes naturais.

Por todas essas características, a cera de carnaúba é a queridinha entre os colecionadores de carros, expositores e pessoas que já tenham algum conhecimento na área. A cera de carnaúba consegue entregar um alto poder de brilho, ela parece se misturar a pintura entregando um brilho quente, rico, profundo e principalmente com aspecto molhado. 

Além de tudo o que foi dito, a cera tem o poder de mudar a cor da pintura de um carro, fazendo por exemplo um vermelho dar um tom mais alaranjado ao refletir um por do sol, as possibilidades são inúmeras, vai só depender do tipo do fabricante e ingrediente que conter, quanto mais branca for a carnaúba, menor será o poder de brincar com a cor. 

Sua durabilidade é de 3 a 8 semanas, bem pouco se comparado a de uma cera sintética, porém, sua barreira protetora é mais forte que a de um selante sintético.

Repare nas imagens abaixo, o acabamento dado pela cera de carnaúba deixa o carro com um aspecto de molhado, logo seus reflexos não são tão uniformes e nítidos. Porém o brilho é mais quente e os flaques da pintura conseguem ser mais destacados. 
 

Cera-de-carnaúba

Cera-de-carnaúba


Cera Sintética:

Esse é um tipo de cera feita e criada totalmente pelo homem, em sua composição, não há componentes naturais de proteção como na carnaúba, e sim dezenas de milhares de polímeros sintéticos que se fundem e formam uma proteção sobre a pintura.

A cera sintética é uma das de mais fácil aplicação do mercado, promove uma proteção superior a de carnaúba. Além da maior proteção, sua diferença está no tipo de brilho que promove. Diferente da cera de carnaúba que entrega um brilho molhado e profundo que parece entrar e se misturar a pintura do carro, a cera sintética ela assenta sobre a pintura do veiculo e entrega um alto brilho e também profundo, é como se fosse uma camada de vidro incolor sobre a pintura. Seus reflexos são mais nítidos por não darem o aspecto molhado. 

Sua grande vantagem está na durabilidade, um selante de boa qualidade pode durar de 4 a 6 meses dependendo das condições de uso. Requer uma manutenção menor que a cera de carnaúba.

Esse tipo de cera é para quem quer praticidade de uma proteção prolongada, ideal para quem quer rodar mais e detalhar com menor frequência.

O fator durabilidade está sempre ligado ao shampoo usado na lavagem, a frequência que é lavado, condição do tempo que o carro enfrenta, se fica muito sob o tempo e se recebe alguma proteção extra. Por proteção quero dizer uma cera spray após as lavagens. Ela agirá reforçando a durabilidade do Selante ou cera. 

Nas imagens abaixo, repare no reflexo proporcionado, bem nítido, como um espelho. 
 


Resumindo:

Como podemos ver existem grandes diferenças entre os dois tipos de cera, o que você busca?

Brilho molhado, ou um brilho tecnológico?

Proteção de seis meses ou seis semanas? Essas são as questões básicas a serem respondidas.

A boa noticia é que podemos unir as duas ceras ao invés de escolher uma. O que se deve fazer é aplicar primeiro o selante sintético obtendo uma ótima proteção, e em seguida uma camada de sua carnaúba de preferencia, buscando seu inigualável brilho.

Uma coisa é certa em qualquer uma das opções seu carro estará bem servido e protegido. Além de proteger a pintura elas proporcionam um excelente repelência à água, umas mais utras menos. Abaixo deixo este artigo com uma pequena amostra do que estou falando: 
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: