Como Limpar e proteger o Couro de seu carro.

Você sabia que o couro de seu carro pode apresentar um aspecto de novo por décadas?. Isso dependerá única e exclusivamente de você. Com simples passos você terá sempre o melhor de seu couro.

Couro bonito é sinônimo de superfície limpa, quando o couro está aparentando o seu melhor dá a entender que todo o carro é bem cuidado. Bancos de couro são uma das primeiras coisas que notamos quando entramos em um veículo. O problema de assentos sujos não é só a aparência ruim, mas o fato de que esses contaminantes podem prejudicar a saúde do couro a longo prazo.

Os couros modernos podem ser constituídos a partir de uma variedade de materiais naturais e sintéticos. Poucos veículos realmente usam couro 100% natural e muitos deles têm um revestimento sobre eles para ajudar a proteger contra o desgaste. Todos estes materiais são propensos a secar e apresentarem trincas ao longo do tempo, por isso a manutenção regular é essencial.

Inevitavelmente com o tempo e o uso constante, poeira, óleos humanos (suor), manchas e etc. adentram nos poros do couro dando um aspecto muito ruim. Deixam o couro com o aspecto liso, enquanto não deveria, pois ele é poroso. Escurecem sua tonalidade e deixam um horroroso aspecto brilhante.
Cuidar de praticamente qualquer tipo dessas variedades de “couro” envolvem as mesmas etapas básicas, que são limpeza, condicionamento e proteção.

couro com metade suja e metade limpa

Uma boa limpeza do couro deve ser capaz de separar com segurança os contaminantes e ajudar a trazê-los à superfície para a remoção. É sempre importante o uso de produtos destinados ao couro, pois possuem um Ph balanceado e não irão ressecar a peça devido ao uso de abrasivos, desgasta-las ou mesmo manchar.

O processo de limpeza pode ser feito com uma espuma aplicadora para casos mais fáceis, ou com uma escova de cerdas macias para casos mais difíceis. Uma maquina a vapor também pode ajudar a fazer uma bela limpeza, pois o calor abrirá os poros dos bancos. Uma dica válida é caso seus bancos estejam muito contaminados, deixar seu carro sob o sol por algum tempo, assim facilitará a limpeza com a abertura dos poros.

Abaixo: Aplicação de produto de múltipla ação Processo de limpeza com escova macia área do meio limpa e hidratada, sem brilho!!

 Após a limpeza, o uso de um condicionador de couro de qualidade ajudará a manter a pele macia, flexível, mais forte e durável. Manter o couro hidratado faz toda a diferença, e é o que irá realmente conservá-lo. O couro tem um óleo natural que com o tempo vai se perdendo, com isso acontecem as rachaduras e as trincas, pois ele perde a elasticidade. Hidratantes deixam o couro lubrificado evitando que isso ocorra, além do que, fornecem uma camada que protegerá contra raios UV, que causam a descoloração.

Existe no mercado dois tipos de limpadores, os dedicados e os de múltipla ação.

Produtos dedicados são aqueles que servem somente para uma ação, ou para limpar, ou para hidratar. Devem ser utilizados em conjunto, primeiro limpando a superfície e depois com o outro fazendo o condicionamento/hidratação. O segundo tipo, os de múltipla ação, em uma mesma fórmula eles limpam e hidratam, economizando tempo e às vezes dinheiro. Limpadores e hidratantes dedicados possuem formulas mais fortes e eficazes, vão limpar e hidratar melhor. Use os dedicados para couro mais sujos e os de múltipla ação para couros ainda com aspecto de novos. 

A frequência de cuidados com o banco poderá variar, carros com interior claro tendem a sujar com mais frequência, o que sugere uma limpeza também mais frequente. Carros com couro escuro demonstram um pouco menos a sujeira, não que não sujem também, mas não aparentam.

O recomendado é limpar e hidratar os bancos entre cada troca de estação do ano ou seja, ao menos quatro vezes ao ano. Caso queira limpa-lo com maior frequência limpe sempre que o banco aparentar um aspecto brilhante ou qualquer escurecimento. Nesse caso lembre-se de ser gentil com o couro, não colocar pressão sobre a escova e assim por diante.

Com os devidos cuidados dos bancos você vai ter um carro rodado com bancos aparentando 0KM. O que aumenta consideravelmente o valor da revenda.

Lembre-se, o interior de seu carro é onde você passa a maior parte do tempo, é um investimento para você, dedique um pequeno tempo para cuidar dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: