Os processos de polimento e enceramento são frequentemente confundidos e mal interpretados como sendo a mesma coisa, quando na verdade são duas práticas completamente diferentes.
Essa é uma confusão comum, e muito tem a ver com mau profissionais que existem no mercado, que sem qualificação acabam confundindo a cabeça do cliente….se conhecer um desses fuja.
O Polimento tem como objetivo eliminar uma camada danificada do verniz. Se faz através de processos abrasivos com maquinários, compostos de polimento e boinas específicas. Sua ação nivela o verniz, permitindo que a luz reflita de forma homogenia, criando maior profundidade nos reflexos e aumentando o poder de brilho.
Processo de Polimento, etapa de lustro área antes do polimento e outra depois:


O processo de polimento como dito, é abrasivo, pois elimina a camada de verniz danificada por riscos, marcas de pano, chuva ácida, marcas d’água e fezes de pombos. Após seu processo o que resta é uma camada nivelada e que reflete um brilho uniforme.

Para ter um processo de polimento efetuado em seu carro, procure um profissional bem qualificado, caso contrário ele poderá eliminar mais verniz do que o necessário e/ou deixará marcas ainda piores que antes.
O enceramento é simplesmente o processo de se proteger ou limpar a pintura, ela não a corrige como o polimento. Algumas ceras tem algum poder abrasivo e conseguem eliminar e mascarar pequenas marcas sobre a pintura.
Em suma, as ceras sempre terão o propósito de proteger a pintura. Quando algumas pessoas remetem o ato de enceirar o carro ao ato de se remover risco, estão tendo como referência os processos de polimento de 20 anos atrás, que eram feitos com compostos polidores, estopa e muita força no braço. Nos dias atuais, o verniz é uma tecnologia que não responde bem ao polimento manual.
As ceras se dividem em Protetoras e Limpadoras.
Temos dois artigos para elucidar mais a respeito de cada uma delas:
Cera Limpadora, Quando Utilizar
A grande maioria das ceras / selantes não contêm quaisquer abrasivos significativos, não existe limite para a quantidade de vezes que o carro pode ser encerado / selado.
Deixe um comentário