Lustradores trabalham nas ultimas etapas de um processo de polimento. O Lustro é uma etapa que refina por completo marcas finas de um processo de polimento mais abrasivo. Ele ainda pode ser um primeiro processo caso o carro não necessite de um processo abrasivo.
Trata-se de um composto polidor que remove riscos e swirls muito leves, aqueles geralmente vistos somente sob a luz direta do sol ou luz artificial, da espessura de um fio de cabelo. Compostos Lustradores reforçam um acabamento digno de carro de exposição e se usado da forma correta, afeta muito pouco na espessura do verniz.
Existem no mercado lustradores com muito poder de maquiar a pintura. Ele preenche as imperfeições escondendo-as, dando a impressão de que as mesmas foram eliminadas. O problema disso é que com algumas lavagens ele vai saindo e os riscos voltam.
Para isso é sempre bom utilizar um álcool isopropílico para desmascara a peça trabalhada, a fim de mostrar a real condição da pintura.
Depois de lustrar basta aplicar seu Glaze, cera, selante ou vitrificador para proteger e dar ainda mais definição à pintura.
Nessa imagem abaixo temos uma peça que sofreu um processo de Refino, deixando algumas marcas ainda da boina utilizada no processo. Caso o polimento terminasse nesse processo, haveriam marcações ao colocarmos o carro ao sol. Para isso seguimos com o processo de lustro.

Nessa Foto o processo de Lustro foi efetuado junto com uma boina macia, reparem que os micro arranhões deixado pela boina e composto polidor de refino sumiram. Agora temos um acabamento sem marcas.

Deixe um comentário