Limpeza a Vapor – Como Funciona!

A Lavagem a vapor não é novidade no mercado brasileiro, trata-se de uma tecnologia que surgiu ainda em meados de 2009. Sua popularidade no entanto se deu após 2014, com o auge da história da crise hídrica na grande São Paulo.

Assim como a limpeza ecológica, a limpeza a vapor ainda sofre um pouco de preconceitos por pessoas sem a real informação de como o processo pode ser eficiente.

Esse tipo de limpeza se dá pelo calor do vapor que umedece a superfície a ser limpa, amolecendo a sujeira e assim suspendendo ela de sobre a superfície, com isso um pano de microfibra auxilia a remoção dessa sujeira de sobre a mesma.

A Pergunta que fica, imagino que seja a cerca da segurança do processo.

Sim, ele é seguro desde que a limpeza seja efetuada com a técnica e equipamentos corretos. É essencial o uso de microfibras de boa qualidade e um método de lavagem sem colocar pressão, repeitando à distancia mínima da peça e obedecendo o processo de captação de sujeira – através do movimento efetuado.

A limpeza com o vapor pode ser feita no uso externo e interno do veículo, bem como caixa de rodas, rodas e motor. Sua aplicação não gera dano a nenhum tipo de pintura ou repintura, nem mesmo em carros com envelopamento.

Para se efetuar a limpeza, pode ser utilizado em áreas mais carregadas de sujeira como rodas e motor por exemplo, um desengraxante ou desincrustante.

Vamos às principais vantagens:

1- Por ser uma limpeza feita por partes, o detalhe de acabamento é maior que uma lavagem convencionais feita com água.

2- Devido ao calor do vapor, a limpeza pode ter um resultado mais eficiente que uma com água e shampoo neutro, por conseguir uma limpeza mais profunda.

3- Remover sujeira de cantinhos de porta, letras do porta malas – badges – frisos e etc, é mais fácil também através do calor gerado. Vale frisar que deve-se respeitar a distancia de uso para não descolar as letras por exemplo.

4- Seu consumo médio fica em torno de 8 litros de água para uma limpeza completa interna e externa.

5- Devido ao calor, ele se torna bactericida, eliminando os ácaros e bactérias na limpeza interna do veículo.

6- Por ser apenas vapor, sua aplicação na limpeza do motor é a mais segura e eficiente existente, mas ainda sim, isolar conectores porque o vapor pode entrar com mais facilidade que a água.

7- Desengordura o vidro na limpeza interna e externa, não necessitando do uso de limpa vidros.

A técnica empregada na limpeza se dá de duas formas:

Direta: pode ser aplicado o vapor diretamente no ponto a ser limpo e então auxiliada a remoção com a microfibra

Indireta: Nesse caso aplica-se o vapor na microfibra – de forma que a esquente – e então usa-se o pano na superfície a ser limpa. As áreas indicadas para esse processo são áreas como o forro do teto e tecido de laterais de porta – que podem se soltar com o calor direto – bancos em couro, principalmente os mais antigos que apresentem desgaste, por fim a área do velocímetro, pois pode entrar vapor e amassar a região.

Vale ressaltar que maquinas como a da Optiva, possuem diversos acessórios que facilitam a limpeza em diferentes áreas, como bico prolongador para limpeza em áreas difíceis e tornador para a limpeza de tecido, couro, interno e etc.

Uma outra duvida comum que surge, é quanto ao poder de limpeza em carros com muita sujeira, como barro.

Nesse caso ela também é eficiente, mas a técnica empregada é um tanto diferente. Indicamos que seja feita uma pré lavagem pelo carro utilizando o vapor para remover o excesso de sujeira. Depois de efetuado esse processo pode se seguir com o auxílio do pano.

A Artwax indica fortemente nesse caso o uso de um balde d’ água com a grelha de separação de partículas e uma boa luva de microfibra. Dessa forma você vai enxaguando a luva carregada de sujeira no balde, tirando o excesso de sua superfície, e economizando pano.

O uso da máquina pode ser para uma lavagem completa com o vapor, como pode se dar de maneira complementar a uma lavagem convencional com água.

Muita gente a utiliza apenas para limpezas mais específicas e acabamentos como:

1 – Após o polimento para remover excessos dos produtos e fazer a limpeza das áreas

2 – para efetuar remoção de manchas de bancos de tecido, pois com o auxilio do tornador o banco não fica encharcado, podendo ser entregue mais rapidamente ao cliente.

3 – Para limpeza de caixa de rodas e suspensão.

4 – limpeza do motor, principalmente de carros mais modernos e cheios de eletrônica, como diversidade de plugs, sensores e central de comando de diversas áreas.

Há no entanto os contras do uso do vapor:

1 – Consumo de energia elétrica

2- Custo do equipamento que pode passar facilmente dos R$ 10.000,00

3- Manuseio que exige um curso pois pode gerar queimaduras graves no operador

Bom, visto as característica, os prós e os poucos contras, deixo vocês com um vídeo demonstrativo da máquina Optiva. Lembrando que temos ela em nosso centro de treinamento aqui em São Paulo e você é bem vindo para conhecer e testa-la. Caso queira oferecemos cursos práticos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: